10/02/2013

Senhor deixa-a ainda este ano



 "Então, Jesus preferiu a seguinte parábola:
Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-Ia; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-Ia" (Lucas 13:6-9).
  O texto abre espaço para fazermos algumas considerações:
  Nosso Senhor é dono de um negócio. Seu negócio está relacionado com a vida. Ele é um investidor. Um investidor de vida. Quando Ele criou o universo e pôs nele o homem; quando Se fez homem, deixando Sua glória para sofrer limitações, vergonha, humilhação; quando foi posto como um criminoso na cruz e experimentou horrenda morte; quando, como o Espírito que dá vida; Se colocou dentro daquele que crê;
quando estabeleceu o ambiente da vida de igreja para o homem viver, isso foi tudo o quanto aplicou em Seu grande investimento. Essa é Sua grande vinha. Ele não poderia investir mais do que investiu, Ele já fez o máximo aplicando tudo o que possuía.
   Nosso Senhor espera resultados de Seu investimento. De quando em quando, Ele visita Sua vinha para saber se o que plantou está dando frutos. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu: "E sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles"(l Coríntios 15:10). O apóstolo Paulo fez bom uso de todo o investimento que Deus fez em sua vida. Ele sempre tinha frutos para apresentar ao Senhor (1 Coríntios 9:1).
  Nosso Senhor nos visita recorrentemente para checar se estamos produzindo frutos. Os versículos introdutórios sugerem que Ele fez muitas visitas a sua vinha em um período de três anos, até que um dia entendeu que aquela figueira estava ocupando inutilmente a terra pois não gerava frutos, o que Ele tanto desejava. Tendo isso em vista, pediu para cortá-Ia. O mesmo pode ocorrer conosco; porém, se, arrependidos, pedirmos ao Senhor por mais um ano para trabalhar na vinha, aproveitar a graça concedida por Ele e fazer bom uso de tudo o que já nos tem dado, Ele certamente nos concederá.
  Caro leitor, se no ano que passou o Senhor Jesus pôde encontrar em você muitos frutos, louvado seja Deus! Mas se, em seu balanço, tiver a sensação de que não O alimentamos com frutos, precisamos nos arrepender. O Senhor espera que apresentemos a Ele pessoas,que cresçamos em vida, que preguemos o evangelho, quedemos testemunho, que sejamos sal e luz do mundo (2 Coríntios 6:1; João 15:16; Gálatas 5:22-23; Efésios 5:9).
  Ainda há tempo. Ele está dando-nos mais um ano. Aproveitemos para escavar a terra (arrepender-nos) e colocar fertilizante (orar). É tempo de escavarmos o coração para retirar a sujeira.É tempo de nos alimentarmos da Palavra. Se fizermos isso,teremos muitos frutos para apresentar  quando Ele vier nos visitar novamente. "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma eficará satisfeito" (Isaías 53:11a). Obrigado, Senhor, por mais um ano concedido a nós.
 (Jornal Árvore da Vida...número 231)

Nenhum comentário:

Postar um comentário